Notícias

Kimura Nova União é a grande campeã do 8º Nordeste Open Potiguar Honda de Jiu-Jitsu

Kimura Nova União é a grande campeã do 8º Nordeste Open Potiguar Honda de Jiu-Jitsu

A academia Kimura Nova União foi a grande campeã geral da oitava edição do Nordeste Open Potiguar Honda de Jiu-Jitsu (NEOJJ), realizado neste fim de semana, no ginásio do Sesi, em Natal. Em segundo lugar ficou a academia Chekmat, que venceu nas categorias Kids e Adulto. Quem figurou em terceiro foi a ZR Team, uma equipe nova nos tatames e que chegou com fôlego para acirrar ainda mais as disputas. Em quarto lugar, ficou a academia Gracie Barra, seguida pela BTT – Brazilian Top Team que ficou com o quinto lugar.

Para Nivaldo Pereira, um dos organizadores do evento, o jiu-jitsu está mais forte agora, principalmente porque que vem buscando deixar de lado o seu estigma de esporte violento, uma vez que os atletas estão se profissionalizando e conquistando espaço para a modalidade junto ao público em geral. “O clima de competitividade e tensão permanece, mas sem registro de brigas ou rivalidade excessiva. O que estamos vendo a cada edição é que o atleta tem mudado a sua forma de se portar e que os eventos, cada vez mais estruturados e profissionais, favorecem essa mudança de cultura”, detalhou.

Prova disso foi a presença maciça do público: mais de dez mil pessoas circularam no ginásio do Sesi durante os dois dias de evento. “Foi muito gratificante ver tanta gente circulando, querendo acompanhar as lutas e recebendo bem o jiu-jitsu”, comemorou Nivaldo Pereira. Ao todo, 1.617 atletas de todo o país participaram das disputas, divididos em 60 equipes em mais de 360 categorias divididas por graduação, idade e peso. Desse número geral, havia mais de 150 atletas faixas pretas competindo.

O NEOJJ teve início em 2013 e consolidou-se como a segunda maior competição nacional da modalidade e o mais importante da região Nordeste, por revelar atletas e trazer aos tatames campeões mundiais da arte suave, além de oferecer R$ 30 mil em prêmios. A arbitragem do evento foi composta por profissionais do quadro da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF) e da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), sob a coordenação de Rodrigo Totti, nome conceituado no esporte.

A competição conta com o patrocínio máster da Potiguar Honda, além dos patrocínios da WM Fitness, Café Santa Clara e Frisco. A organização tem a assinatura da HC Sports e da Fábrica de Esportes.


Organização